quarta-feira, 27 de junho de 2007

Coleta seletiva – Não espere mais!





Implante em sua casa um sistema para separar o lixo reciclável. É fácil, barato e muito eficaz. Não espere pela iniciativa do Estado ou do seu condomínio. Comece fazendo a sua parte!

Passo a passo:
1. Identifique um lugar para colocar os coletores. Por menor que seja o seu espaço, sempre irá descobrir um local para eles.

2. Procure no mercado cestos de lixo com tampa basculante. Existem diversos modelos. Não precisam ser especiais para lixo reciclável, que são mais caros. Eu comprei 4 cestos com tampa e com capacidade para 4 litros cada. Escolhi esse modelo porque são ideais para o espaço disponível na área de serviço da minha casa.

3. Identifique cada um dos cestos, levando em conta o tipo de lixo produzido em sua casa. (papel – plástico – metal – vidro). Cole a etiqueta adesiva identificadora em cada tampa. Isso facilita na hora de depositar o lixo reciclável. Lembre-se de que todos na sua casa devem estar empenhados nessa mudança de comportamento. Por isso é importante facilitar e estimular a continuidade dessa ação até que se torne um hábito de todos.

4. O lixo separado – mesmo não havendo um programa de coleta seletiva no seu prédio, condomínio ou bairro – pode ser descartado em sacos fechados, na lixeira comum. O lixo desses sacos sairá da sua casa e irá para uma estação de reciclagem ou, na pior das hipóteses, irá parar em algum lixão. Por estarem separados, livres de sujeiras, restos de alimentos ou contaminantes, é um lixo que poderá ser reciclado. É possível ainda levar esse lixo até um local de coleta seletiva. Existem vários endereços nas grandes cidades de locais de coleta. Em geral são cooperativas de catadores que separam esse material e o despacham para as usinas de reciclagem de lixo.

Essas práticas são sempre muito bem-vindas e representam uma grande ajuda ao meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. Vale a pena sugerir e ajudar seu condomínio a implantar um sistema de coleta seletiva. Todos temos a ganhar com isso. E não deixe de contar para seus amigos!

Clique em cada símbolo para ampliá-lo. Salve e imprima para colar nas tampas dos coletores: