terça-feira, 1 de maio de 2007

Orgânica

Construindo uma composteira doméstica.

53% do lixo doméstico é material orgânico limpo, como cascas de frutas e legumes, borra de café, folhas de verduras e legumes, cascas de ovos, talos e caules, folhas e flores.



Esta composteira pode ser feita com materiais e ferramentas fáceis de encontrar e utilizar. Vamos a elas!

Alicate, broca ou prego, tesoura, faca e furador de coco verde.

Dois vasos grandes (dos maiores!), três pratos (dois menores, para a base e tampa, e um maior, para a bandeja interna), fio velho, dois tubos de caneta e o rótulo.

Comece por recortar a borda de um dos vasos, que será usado para a base.


Marque o lugar dos furos por onde irão passar as alças da bandeja central.


Em seguida, esquente um prego ou uma broca no fogo e fure a borda do prato que ficará no interior da composteira (bandeja central).

Instale as alças na bandeja central.

Coloque a bandeja central no vaso inferior (câmara inferior).

Faça os furos próximos à base do vaso que será usado como câmara superior.


Corte o fundo do vaso que será usado como câmara superior.


A composteira está quase pronta.


Cole o adesivo da sua Orgânica. (opcional)



Coloque um dos pratos como tampa da câmara superior.
Está montada!



Para manusear a Orgânica separando as duas câmaras, segure nas alças firmemente e levante a parte superior juntamente com a bandeja central.


“Alimente” sua Orgânica com os restos vegetais da sua cozinha (cascas, talos, borra de café, frutas e folhas estragadas...).
Dica: Quanto mais particulado o material a compostar, mais rápido será o processo de transformação. Por isso procure cortar as cascas, talos e frutas em pedaços bem pequenos antes de colocá-los na composteira.

Coloque uma camada de rejeitos vegetais e uma mão de terra por cima. A terra tem microorganismos que ajudarão na decomposição do lixo.

Quando a câmara superior estiver cheia (cerca de 2 meses), transfira seu conteúdo para a câmara inferior. Nessa câmara o material irá finalizar o processo de compostagem. Comece a depositar novamente o lixo na câmara superior.

Revolva a mistura da câmara inferior de vez em quando para oxigenar e ajudar o processo de decomposição.

Quando a câmara superior encher novamente, o conteúdo da câmara inferior já poderá ser utilizado em vasos, jardineiras, canteiros e jardins.